Nacional
Programa Progredir do governo federal: O que é e quem pode participar
Compartilhe:
Com o objetivo de auxiliar pessoas inscritas no CadÚnico a obter emprego, renda e promover autonomia financeira, o governo federal lançou o Programa Progredir. A ideia é que as ações da União, em parceria com empresas e outras instituições, possam colaborar na melhoria de qualidade de vida dos mais vulneráveis.
Para isso, o governo trabalha em três frentes diferentes: intermediação de mão de obra, qualificação profissional e empreendedorismo.
Intermediação de mão de obra
Para quem deseja obter um novo emprego, o governo oferecerá as seguintes ferramentas e serviços por meio do Programa Progredir:
- Ferramenta para elaboração de currículos;
- Identificação do perfil dos candidatos;
- Cruzamento dos perfis dos candidatos e das vagas de emprego oferecidas por empresas parceiras;
- Encaminhamento para o mercado de trabalho.
Qualificação profissional
Já dentro da qualificação profissional, o governo prevê que poderá auxiliar os inscritos no CadÚnico oferecendo os seguintes serviços e benefícios:
- 1 milhão de vagas em cursos do Pronatec Oferta Voluntária;
- Ferramenta online de localização de Centros Vocacionais Tecnológicos para apoiar o acesso a cursos de formação profissional;
- Oficinas de educação financeira para mais de 100 mil famílias;
- Ferramenta online de localização de telecentros para apoiar o acesso a cursos de inclusão digital;
- Bolsas para Agentes de Inclusão Digital.
Empreendedorismo
Por fim, o governo também disponibilizará ajuda a quem quer começar ou expandir o seu pequeno negócio. Foram separados R$ 3 bilhões por ano em incentivos por meio de um microcrédito para quem quiser empreender.
Além do empréstimo, a União disponibilizará assistência técnica e inclusão financeira para trabalhadores autônomos inscritos no Cadastro Único.
Quem pode participar do Programa Progredir?
De acordo com o governo federal, todas as pessoas que estiverem inscritas no CadÚnico, inclusive beneficiários do Bolsa Família, poderão participar do Programa Progredir. Outro requisito exigido é o de que todas as crianças e jovens da família estejam matriculados e frequentando a escola de forma regular.
Aplicativo Progredir
Para ajudar o interessado a se organizar e como forma de prestar alguns dos serviços do programa, o governo criou o aplicativo Progredir que pode ser baixado de forma gratuita para quem tiver smartphone com sistema Android (Play Store) ou iOS (App Store).
Depois de baixar o aplicativo, o interessado deve preencher os dados solicitados. Em seguida, o cidadão terá diversas opções como a criação de um currículo, ver vagas de emprego, tirar dúvidas sobre o programa, ver ofertas de cursos de qualificação e iniciar processo de solicitação de microcrédito.
O cadastro também pode ser feito por meio do site do programa. A participação é gratuita.